Sim, é possível ter uma hortinha em seu apartamento. Mesmo que pareça que dará trabalho ou seja complicado, vale a pena considerar os benefícios de ter hortaliças e temperos frescos e saudáveis à mão sempre que precisar. Ter alimentos livres de agrotóxicos e orgânicos ao alcance de todos é uma vantagem significativa.
O primeiro passo é pensar onde pode ser colocada uma mini horta em seu apartamento. Não é complicado, basta ter organização e carinho. O local ideal precisa receber sol aproximadamente de 3 a 4 horas por dia, em qualquer período. Além disso, é bom que não seja exposto a ventos fortes.
Outra dica importante é comprar uma terra pronta. Normalmente, as floriculturas oferecem produtos específicos para jardinagem com nutrientes que enriquecem as futuras plantinhas.
Hortas horizontais podem ser uma opção viável, embora sejam geralmente menores em apartamentos. Procure colocá-las em locais com menor fluxo de pessoas na casa. É possível plantar temperos, vegetais folhosos e até mesmo leguminosas que crescem abaixo da terra, como cenoura e beterraba.
Hortas verticais podem estar penduradas ou fixadas em estruturas, como na própria parede, grades ou paletes. Aqui, também é possível optar por soluções como estantes ou prateleiras, todas excelentes escolhas para melhor aproveitamento do espaço. Os recipientes devem ser estruturas leves e fáceis de serem compradas ou até mesmo construídas, uma boa ideia para quem pretende gastar pouco.
Quanto aos recipientes, há várias opções, desde vasilhas de plástico, floreiras, canos de PVC, até garrafas pet e latas variadas.
Capriche no visual da sua mini horta e cuide diariamente das folhas, monitorando a quantidade de água a ser regada. Você descobrirá um novo hobby que trará não apenas alimentos saudáveis, mas também um toque verde e aconchegante ao seu lar.
Tags