Podemos dar algumas dicas para isso.
A dificuldade hoje do trabalhador é controlar despesas. Existem vários aplicativos específicos para ajudar neste quesito, com uma ideia central onde se registra os gastos e os ganhos. Mas não é só anotar. Selecionamos algumas dicas para tentar facilitar todo o processo.
Mantenha o controle das anotações dos custos: Você sabe a sua renda mensal. Agora é momento de entender o quanto você gasta e o que se pode economizar, Gastos fixos são as contas que todo mês estão presentes: agua, energia, impostos, condomínio, seguros, gastos com combustível, alimentação, aluguéis, escolas. Os custos variáveis, são aqueles que acontecem aleatoriamente, como: vestuário, enxovais, lazer, viagens.
A primeira vez que se faz este controle, normalmente se assusta. Quando você anota, até a compra de um chiclete, você assusta pelo montante. Mas, é o passo marcante para entender porque seu salário ou sua renda, acaba tão rápido.
Procure economizar agua, energia e telefone: São contas mensais. Não é questão de ser pão duro. É uma nova forma de ver o que pode ser economizado e assim gerar novos frutos para outros gastos ou investimentos. Observe a detalhes, como às bandeiras nas contas. Se não existem vazamentos, ou algo errado nas cobranças. Você pode manusear o projeto de orçamento, bem como perceber o que houve naquele mês que o valor subiu ou não. Também é importante adotar algumas práticas para reduzir os consumos:
– Tire os aparelhos da tomada quando desligá-los
– Reduza a temperatura do chuveiro elétrico e tome banhos mais curtos
– Use lâmpadas de LED e desligue as luzes ao sair dos ambientes
– Confira se não há vazamento em torneiras e canos
– Reutilize a água da máquina de lavar em ambientes externos
– Verifique possibilidades de diminuir a assinatura e gastos daquela conta
Esse tipo de economia vai ajudar seu bolso e não prejudica o meio ambiente. Pequenas atitudes pessoais fazem grande diferença.
Reveja planos de assinatura: Existem diversas formas de renegociar estes planos de tv a cabo, telefone, música, vídeos, impressos... A concorrência anda sempre muito acirrada, e o consumidor precisa entender que deve correr atrás de descontos. Então, talvez seja interessante rever cada contrato.
Pacotes de TV a cabo podem ser substituídos por serviços de streaming, que são mais baratos. Se caso você já tenha serviço de straming, veja se seu pacote não é muito para você. Se você acha alguns planos com o valor exorbitante e não tem como reduzir, veja a possibilidade de dividir esse serviço com um familiar ou amigo. É uma ótima ideia, e cada economia já é válida.
Faça lista de compras antes de ir ao mercado: Por base em suas compras mensais anteriores, você tem uma média de gasto com compras em alimentos e materiais de limpeza. Partindo daí, você deve ter em mente um valor a ser gasto futuramente. Vale buscar supermercados ou atacadistas, onde se encontra melhores preços.
E por fim, fazer um planejamento, uma lista de compras por exemplo.
Este ato pode reduzir muito suas despesas de supermercado, sabia? Verifique sua dispensa o que está faltando. Se você simplesmente vai ao mercado porque está faltando uma coisa ou outra, pode comprar algo que não necessita naquele momento. Outra dica, é se alimente antes de fazer as compras. Vá com tempo hábil, para fazer a compra com tranquilidade.
Evite usar cartões de crédito: Aqui é uma situação delicada. Muito de nós, acostumou-se ao uso do cartão de crédito. E esse pode ser o vilão da sua vida financeira. Se tiver mais de um, pior ainda. Muitos cartões de crédito te fornecem um valor limite acima da sua renda e é aí que você se complica. Sem falar que no final do mês o dinheiro vai todo para a fatura. Quando você usa dinheiro em cash, você costuma ter além do poder de compra, a ideia de obter mais descontos, pela compra à vista. Procure pagar o máximo de coisas a vista. Procure não usar seu limite ou faça prestações grandes que ocupem sua renda te deixando apertado ou ultrapassando sua renda mensal.
Aqui colocamos ideias que podem somar ao seu cotidiano, e sua forma de viver. Um dinheirinho sobrando não faz mal a ninguém, não é mesmo?
Melhorando sua situação financeira, você consegue realizar planos e sonhos com mais facilidade. Quem sabe assim você consegue comprar aquele imóvel dos sonhos? Conte com assessoria da Suporte Imobiliária sempre.
Tags